A Podiatria é uma área da saúde relacionada ao tratamento dos pés, podendo ser clínica e/ou cirúrgica.
A Podiatria Clínica distingue-se da Podologia por ser executada por enfermeiros, tendo como público alvo principal as pessoas que apresentam maior demanda de cuidados por possuírem doenças crônicas causadoras de complicações na pele e unha, como os diabéticos, aqueles com doenças circulatórias e os idosos. Embora esse seja o motivo principal da existência da Podiatria, ela não se restringe a atender apenas essa população, mas qualquer pessoa com necessidades de cuidados com os pés que desejam usufruir de cuidados promovidos por profissionais com maior qualificação profissional.
Um dos principais trabalhos realizados por enfermeiros atuantes na Podiatria é o tratamento de ulcerações e a terapia fotodinâmica (com LASER) para manejo das onimicoses (fungos nas unhas), além de tratamento das distrofias e infecções ungueais com tecnologias avançadas.
Diferentemente de outros países, onde a Podiatria é uma graduação, no Brasil esta área tem sua ênfase unicamente na clínica, e tem sido exercida como uma subárea dentro de especialidades já consagradas como a enfermagem em Estomaterapia ou a Dermatologia, onde os já especialistas ampliam sua atuação por meio de cursos de capacitação, aperfeiçoamento ou habilitação. Também é exercida por enfermeiros generalistas que se qualificam para atuar diretamente com os cuidados básicos dos pés. A Podiatria também foi uma especialidade a parte, sendo o primeiro curso realizado na UNIFESP, em 2007 (está desativado).
Do ponto de vista associativo, a Podiatria ainda não possui entidade própria no Brasil, mas esteve abrigada como uma subárea do Departamento de Áreas de Atuação da SOBENDE (Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia) e como na estomaterapia como parte das competências do enfermeiro estomaterapeuta. Todavia, a partir da resolução COFEN 570/2018 a Podiatria passou a ser oficialmente vinculada a Enfermagem em Dermatologia, sendo representada pela SOBENDE. Mantendo-se as competências na SOBEST cabíveis ao Enfermeiro ET.
Diante da lacuna educacional, até então, a formação em Podiatria tem sido promovida por raras instituições privadas que oferecem cursos de extensão (habilitação, aperfeiçoamento, capacitação ou atualizações). Com isso, gradualmente, a Podiatria clínica tem crescido no país. Vários enfermeiros têm se posicionado como empreendedores na área, fazendo da atividade um complemento ou foco pleno de atuação, realizando atendimentos em domicílio, casas de longa permanência ou consultórios privados.
O IBYamada é pioneiro em cursos para treinar enfermeiros, já tendo realizado 37 turmas de 2005 até a presente data (ago/18). Ressalta-se que as turmas são compostas no máximo por seis pessoas, objetivando prover o máximo de tutoria.
Em parceria com Centro Universitário Adventista (UNASP), o IBYamada coordenará a primeira pós-graduação em Enfermagem em Dermatologia com escopo pleno, incluindo a Podiatria, seguindo a nova resolução COFEN. A PG será iniciada em janeiro de 2019.
PodiatriCare – Um novo empreendimento do IBYamada
A experiência em educar, cuidar e empreender possibilitou ao IBYamada o desenvolvimento de um novo empreendimento, que é a formação de uma rede em podiatria clínica para afiliar enfermeiros treinados em seu serviço. Os afiliados poderão optar por usar a marca PodiatriCare (licenciados) ou somente o espaço de marketing do site. Os licenciados agregam a si o know how do IBYamada. Mas, em ambos os modelos a responsabilidade dos atos é exclusivamente do profissional afiliado. A PodiatriCare é acima de tudo ‘uma missão de cuidados’, visando reduzir a ocorrência de amputações em pessoas com diabetes mellitus.
Esse empreendimento pioneiro no mundo, tem como principal finalidade divulgar que a Podiatria clínica no Brasil é uma das especialidades de atuação de enfermeiros. Ter enfermeiros envolvidos em Podiatria é muito relevante, dada a prevalência de diabéticos, foco principal de atuação profissional.
Esperamos com a PodiatriCare contribuir, de modo extraordinário, com o desenvolvimento da carreira dos enfermeiros que almejam ser empreendedores em Podiatria Clínica, uma das áreas mais promissoras na enfermagem para desenvolvimento de atividades autônomas.
Enfermeiro, no Brasil, é um bacharel em enfermagem. Para tanto é necessária uma graduação de cinco anos.