LASER EM MULHERES GRÁVIDAS – PODE?

O uso de LASER em mulheres grávidas ainda é cheio de senões.

Raramente pesquisas são feitas com esse público. Mas existem, sim. E acabam por quebrar alguns paradigmas postos como certos.
De modo geral as empresas que produzem a tecnologia não fazem pesquisas com esse público. Logo, colocam nas suas normas não usar. Assim, muitos profissionais, também, por questões de tradição de nada usar nas mulheres, e sem o apoio da empresas produtoras da tecnologia, com receios de causar danos ao feto, não indicam laser. Veja o que esse autor diz:.

“Os fabricantes geralmente listam a gravidez como contraindicação à seleção de pacientes para tratamento a laser; no entanto, não há evidências que apoie esta diretriz” ( Wilkerson et al, 2019).

As pesquisas realizadas foram feitas com laseres de alta intensidade para tratar diversos problemas médicos. Infelizmente, não temos encontrado pesquisas com laseres de baixa intensidade para tratar problemas comuns, tais como: dor, ferimentos, infecções ungueais. E por causa disso, ficamos sem respaldo da ciência para usar.

Estou deixando alguns artigos sobre o tema para que você passa ler e ver com detalhes o assunto. E vamos torcer para mudarmos essa crença criando a coragem desses autores para fazer pesquisas. Certamente seria muito bom!

Referências – Baixe aqui

Utilization of Laser Therapy During Pregnancy_A Systematic Review of the Maternal and Fetal Effects Reported From 1960 to 2017

A Systematic Review of Elective Laser Therapy during pregnancy

A review of the safety of cosmetic procedures during pregnancy

Ablative Fractional Laser

PENETRATION OF LIGHT INTO THE UTERUS OF Pregnat mammals

Depoimento de alunas de LASERTERAPIA

Há exatos sete anos encontramos esse tesouro chamado Prof.ª Beatriz Yamada.
Desde então, nossas vidas foram transformadas de maneira ímpar.

Após realizar, recentemente, o curso de capacitação de Laser/Led, nossas vidas, como enfermeiras que trabalham para melhorar a vida de pacientes que sofrem com feridas, mudou drasticamente.

O curso nos incentivou a buscar por experiências que pudessem agregar valor de modo positivo na vida dos nossos pacientes e seus familiares. Estes que sofrem tanto, com internações muitas vezes prolongadas, com múltiplos curativos e intervenções, muitas vezes na desesperança de verem sua ferida completamente fechada. Então, vimos na terapia a oportunidade de proporcionar a melhor prática baseada em evidência e, desta experiência, nós como profissionais da área da saúde, levar aos outros profissionais, em forma de trabalho científico, o sucesso alcançado na utilização desta, que não é nova, mas inovadora na nossa área.

De nossa experiência, estamos com dois trabalhos prontos para serem apresentados no “Simpósio Brasileiro de Estomaterapia” são eles = “OS EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO NO TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXAS” e
A EFICÁCIA DA TERAPIA DE FOTOBIOMODULAÇÃO NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDA CRÔNICA”.

Pretendemos não parar por aqui. Queremos continuar contando sempre com a ajuda dessa pessoa maravilhosa que é a Prof.ª Beatriz Yamada, excelente pessoa, antes de tudo, grande orientadora, sempre incentivadora, uma grande empreendedora!

Adriana Ribeiro da Costa e Luzinete Ventura Valentin

 

 

Um dia memorável – Simpósio três em um

O dia 29/11/202 foi aquele dia memorável. Tivemos eleições em São Paulo para prefeito, e muito cedo fui votar para cumprir meu dever de cidadã.

Todavia, o mais memorável, aqui para nós, é que estivemos das 8h30 as 21:30 realizando on-line o IV SimPele (Simpósio de Pele, iniciado em 2015), o III PodiatriCare (Simpósio de Podiatria, iniciado em 2017) e o SIMLaser (que é um lançamento de 2020).

Tudo virtual porque ainda estamos sofrendo com a COVID-19 e não desejávamos criar aglomerações. Assim, graças à tecnologia, pudemos manter nossa tradição.

Embora essa pandemia tenha trazido enormes repercussões para o mundo, abriu ótimas oportunidades para a educação virtual, que cresceu exponencialmente desde que o isolamento foi decretado. E graças às tecnologias, o mundo não parou de tudo, a educação não parou e o ensino extra-academia pode se tornar inclusive mais inclusivo e de menor custo. Há quatro anos temos sido pioneiros na enfermagem em realizar cursos , incluindo de pós-graduação, via plataforma digital ao vivo, quebrando barreiras ao aprendizado e dando oportunidade a tantos enfermeiros que desejavam se atualizar. Assim, estamos prontos para seguir novas propostas.

Para esse evento, contamos com a organização da empresa Envente, sob comando da Diéli Fontoura, com parceria com a Bruna Guerreiro, que soube aproveitar a oportunidade da pandemia e se especializar em eventos on-line. Juntamos nossas experiências e a força de mulheres empreendedoras e arrasamos nesse simpósio.

Abaixo nossa galeria dos palestrantes, da esquerda para direita: Angélica Flávia de Farias Campos (SP); Beatriz Farias Alves Yamada (SP); Eloah de Paula P Gurgel (CE); Evandro Pereira dos Reis (SP); João Paulo Tardivo (SP); Karina Maria Sabino Barros (AM); Mara Lucia Gonçalves Diogo (SP); Marcelo Monteiro Mendes (PA); Maria Adriana Barbosa de Souza (PB); Maria Oliveira (RJ); Melissa Cuatero Gimenes Piovesan (SP); Osmar Mendes de Almeida (SP); Rosemary Vieira Souza Spenazato (MG) e Sindy Lamônie do Espírito Santo Barbosa (SE).

Realizamos uma programação excelente, com grande enfoque sobre empreendedorismos na enfermagem, trazendo empreendedores de sucesso e de mentes brilhantes para compartilhar suas experiências com nosso público. Atrelado a isso, vários conteúdos clínicos relevantes para a prática clínica e para o viver.

Agradecemos de coração:

  • A todos os palestrantes que estiveram conosco, nossos grandes parceiros.
  • Aos nossos patrocinadores, Convatec e Coloplast.
  • À organização da empresa Envente.
  • Aos participantes, tudo feito para eles.
  • A Deus, sobre todas as coisas, que nos deu mais essa oportunidade de desenvolver esse projeto.

O dia foi realmente como pensei: memorável! Cheio de aprendizados.
E eu tenho a certeza que cada um levou um pouco de conteúdo para sua vida profissional e pessoal.

Foi tão bom que iremos realizar a 2a edição, toda gravada para atender àqueles que não puderam estar presentes ao vivo, para reprise dos que lá estiveram e para aqueles que não se inscreveram por razão maior possam, agora, participar com o mesmo valor do primeiro lote. Isso não é bom demais? Sim. E somente pode acontecer porque é virtual. Aguarde para isso fevereiro.

A outra novidade é que o próximo evento será agosto de 2021. Ainda on-line para não correr perigo. Mas uma hora tudo isso passa, e viveremos num mundo eventos híbridos, porque ‘nada mais do que se foi será’.

Muita gratidão.

Dra Beatriz Farias Alves Yamada
Presidente do Simpósio

Artigos de laser

Aqui você encontrará links de artigos referidos no Instagram.
Basta clicar no hyperlink que irá ao local de origem do artigo.

1. Laser em fibroblastos

2. Fotossensibilizadores para terapia fotodinâmica

3. Avaliação de fotossensibilizadores