SÉRIE TECNOLOGIAS PARA FERIDAS: O ALGINATO

Continuando nossa série sobre tecnologias, vamos ao mago das águas, o Super alginato. Salvador dos marinheiros. Essa substância é usada para muitos propósitos, não sendo exclusividade do universo das feridas. Siga lendo e veja que conteúdo legal. Deixe seus comentários ao final.

Visite a Área de cursos
Invista em seu conhecimento

 

De onde vem o alginato?

 

O ácido algínico e seus sais, extraídos de algas marinhas, têm sido utilizados para vários propósitos comerciais tais como1:
estabilizante e espessante na indústria alimentícia (estabilizar a espuma da cerveja e controlar a viscosidade de sopas e molhos de saladas);

  • alimento de animais e peixes;
  • fertilizante agrícola;
  • preparações tópicas e soluções orais como laxantes e antiácidos;
  • adjuvante na fabricação de vacinas e componentes de moldagem na odontologia, entre outros.

No tratamento de feridas, suas propriedades curativas são conhecidas há vários séculos, sendo tradicionalmente denominadas como “a cura dos marinheiros”.1 Porém, foi somente em 1881, que o químico britânico Standford extraiu o ácido algínico.2 A fibra que se produzia na época era usada, principalmente, na indústria têxtil, sendo somente uma pequena parte aplicada em cirurgia e feridas. 1

Morgan, 1996,1 numa revisão da literatura referente ao alginato, constatou que foi somente a partir de 1948 que inúmeras publicações foram realizadas sobre sua aplicação em feridas de diferentes etiologias, ressaltando-se suas propriedades como agente hemostático tanto para prevenção quanto para controle de hemorragia e, bem como sua aparente ausência de toxicidade.

Na década de 70, o alginato passou a ser produzido sinteticamente, todavia devido aos custos elevados para essa produção, limitou-se a sua utilização por quase uma década. Com o avanço nas técnicas de produção e na melhor compreensão do processo de reparação tecidual, a partir da década de 80 ressurgiu o interesse por essa tecnologia, sendo a marca Sorbsan® a primeira a ser comercializada, em 1983.1

O alginato tem sido uma cobertura amplamente usada até os dias de hoje, e diversas marcas foram desenvolvidas a partir de então, com variação da sua composição na quantidade de ácido manurônico e gulurônico e dos íons de cálcio e sódio.

Existem quatro principais grupos de algas marinhas (verde, azul, vermelha e marrom). Os alginatos acontecem naturalmente como uma mistura de sais de ácido algínico encontrada principalmente na forma de sódio em certas espécies de algas marrons denominadas Phoeophyceae (feofíceas), incluindo: Macrocystis pyrifera (sargaço gigante); Laminaria digitata (sargaço rabo de cavalo); Laminaria Saccharina (sargaço doce). O rendimento da produção de alginato é de 20 a 25%, dependendo da espécie.1

A alga que é usada para produção de curativos é coletada principalmente das águas do arquipélago Hebrides, localizado na costa oeste da Irlanda, mas também de muitas outras costas marinhas ao redor do mundo.1

A estrutura do ácido algínico consiste na união de cadeias lineares de resíduos de ácido manurônico e do ácido gulurônico arranjados em blocos lineares. A proporção dos ácidos varia de uma espécie para outra. O alginato rico em ácido gulurônico forma um gel forte, mas quebradiço, enquanto o curativo rico em ácido manurônico é mais fraco, porém mais flexível. Esta proporção é importante, pois afeta a estrutura do polímero, por conseguinte a reologia, a formação do gel e a propriedade de troca de íons.1

Ao analisar as marcas de placas de alginato, verifica-se uma variabilidade das proporções dos ácidos e dos íons. Alguns possuem somente cálcio, outros cálcio e sódio. Todavia tanto as bulas quanto a própria literatura sobre feridas não são suficientemente esclarecedoras quanto ao processo realizado industrialmente.

 

O processo de fabricação

Para a fabricação da fibra de alginato é realizada uma reação de troca iônica.
A extração da alga marinha é feita com a utilização de diluentes de base alcalina, resultando na formação de um pó de alginato de sódio que, por ser solúvel em água, transforma-se numa solução coloidal viscosa. Essa solução é passada por um fino orifício para uma banheira que realiza movimentos giratórios, contendo íons de cloreto de cálcio. Assim, as fibras são precipitadas em alginato de cálcio insolúvel, sendo essa uma reação de decomposição dupla simples.1

Uma reação reversa ocorre quando as fibras de alginato de cálcio são colocadas em uma solução contendo excesso de íons de sódio. Os íons de cálcio das fibras são trocados por sódio e, assim, o material torna-se solúvel. Deste modo, quando em contato com o soro plasmático ou com o exsudato da ferida, o alginato de cálcio, que é insolúvel, é parcialmente convertido para um sal de sódio solúvel. Um gel hidrofílico é então formado sobre a ferida promovendo um meio úmido ideal para a reparação tecidual, e uma troca de curativo sem dor.1

 

A indicação para feridas

O alginato é uma cobertura absorvente, conseguindo reter de 15 a 20 vezes seu próprio peso em exsudato.1 Assim sendo, deve ser aplicada em feridas que apresentem exsudação moderada a elevada. Seu uso é indicado em feridas de diversas etiologias, sejam superficiais ou profundas, agudas ou crônicas, sangrantes ou não, com ou sem infecção. Com relação às feridas infectadas, escolher àqueles associados com antimicrobianos, pois terão melhor efetividade no tratamento.

O alginato pode estar associado a outras formulações como hidrogéis, hidrocolóides e colágeno. Sua apresentação também pode ser em pó, todavia a mais usual é em fibra, em forma de tira ou placa.

Quando na utilização em fibra, a recomendação de troca varia entre três a sete dias no máximo, ou quando estiver saturado. Ressaalta-se que dificilmente durará sete dias, dada sua principal indicação.

Em feridas altamente exsudativas, poderá durar menos que 24 horas, devendo o profissional avaliar adequadamente essa variável para determinar a periodicidade de troca.

Na prática, ao ser o exsudato transferido para o curativo secundário significa a saturação da fibra. A sua aplicação em feridas com baixo volume de exsudato provocará aderência completa no leito da ferida, ocasionando dor e perda da função do curativo.

Com relação às propriedades hemostáticas do alginato, é a presença do íon de cálcio que contribui no desencadeamento e evolução da via intrínseca da cascata de coagulação e, consequentemente, no controle do sangramento.

Existem muitas marcas no mundo e no Brasil que possuem essa tecnologia, que também tornou-se muito comum.

Espero que você aprecie, deixe seus comentários e encaminhe para a rede social de alguém.

Meu apreço a você que chegou até aqui e leu.

Dra Beatriz Farias Alves Yamada

Enfermeira (graduada em 1989) Estomaterapeuta e Dermatológica
Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEUSP
Pós-graduada em Aromaterapia
Pós-graduanda em Ozonioterapia
Escritora, palestrante, professora
Empresária, proprietária das empresas byCorpus e IBYamada

 

Visite a Área de cursos
Invista em seu conhecimento

_________________________

Referências

  1. Morgan D. Alginate dressings. Journal of tissue vaibility 1996; 7 (1).
  2. Standford E. On algin: a new substance obtained from some of the commoner species of marine algae. Chemistry News 1883; 47: 254-257. In: Morgan D. Alginate dressings. Journal of tissue vaibility 1996; 7 (1).

OBS: no material original, contribuíram comigo as enfermeiras: Cláudia Cristine de Souza Gonçalves; Maria Gabriela Secco Cavicchioli; Kelly Cristina Strazzieri Pulido; Rosangela Aparecida de Oliveira; Suely Rodrigues Thuler.
Acréscimos foram realizados nesse conteúdo atual.

SÉRIE TECNOLOGIAS PARA FERIDAS: O HIDROCOLOIDE

Tive a ideia que fazer uma séria chamada TECNOLOGIAS para feridas quando encontrei um arquivo com um material já produzido, tempos atrás. Já que tenho esse blog, considero que será mais útil aos profissionais terem esse material publicado aqui. Assim, farei a partilha dele por temas. Esse primeiro será sobre o hidrocoloide, o grande precursor das tecnologias.

A elaboração do conteúdo foi feita a partir da experiência clínica e da leitura das bibliografias abaixo, consultadas à época.

Toque aqui e visite a áreas CURSOS

Invista em seu conhecimento


Vamos lá saber mais sobre essa tecnologia tão presente em nossas vidas como especialistas?

O que é um hidrocolóide (HDC)? Hidrocolóide é a junção dos termos hidro + colóide que, misturadas com água, formam géis.

Os principais hidrocolóides encontrados nas tecnologias

Carboximetilcelulosepolímero solúvel em água obtido por meio da ação do derivado sólido do ácido cloroacético sobre a celulose alcalina. Age como espessante. Nos curativos sua principal função é hidratação.

Pectinacarboidrato purificado hidrossolúvel e absorvente, proveniente da parede celular das plantas, em contato com água a absorve tornando-se um gel.

Gelatina proteína purificada hidrossolúvel, branca ou levemente amarelada, cujo odor e sabor são pouco pronunciados. É obtida pela hidrólise parcial do colágeno da pele e dos ossos de animais.

 

As apresentações de coberturas feitas a partir de hidrocoloides e seu modo de usar

A apresentação de curativos com HDC s pode ser em placa, fibra, gel, pasta e pó e essa versatilidade permite utilizá-los em feridas superficiais ou profundas, de diferentes etiologias, com ou sem presença de necrose, infectadas (desde que haja antimicrobiano) ou não e em qualquer fase do processo de reparação, desde que a escolha seja norteada pela situação do leito da ferida, a saber, tipo de tecido, volume de exsudato, condição microbiana e também a situação da pele ao redor.

Nas feridas mais planas há mais versatilidade para selecionar qualquer uma das apresentações, desde que guiado pelo tipo de tecido e volume de exsudação. Naquelas com cavidades preenche-se com pasta ou fibra, e nas secas aplica-se o gel. Cuidado deve ser tomado na aplicação das placas aderentes em epitélios recém-formados, pois podem ser removidos no momento de sua retirada. Em feridas infectadas devem ser indicados apenas aqueles hidrocolóides acrescidos de substâncias antimicrobianas.

O hidrocolóide em fibra, mais conhecido como hidrofibra, é formado somente da carboximetilcelulose e tem como grande vantagem proteger a pele ao redor da ferida da maceração devido a sua propriedade de absorção vertical do exsudato, e ter apresentação com e sem antimicrobiano, ou seja prata. Como desvantagem, dor e traumatismos podem ocorrer caso haja aderência da fibra nas margens da ferida. Isso acontece devido ao menor volume de exsudato nessa interface e, como prevenção, pode-se umedecer esse perímetro com uma barreira oleosa de ácidos graxos essenciais, por exemplo.

Com relação ao exsudato, a apresentação em fibra é a mais versátil, pois, desde que tomados os devidos cuidados, pode ser indicada em presença de exsudação baixa a excessiva. Assim, quando aplicada naquelas com baixo volume é imperativo ser previamente umedecida, caso contrário produzirá ressecamento e aderência no leito. Nesse caso usar somente se não houver outra alternativa nos arsenais das tecnologias.

A fibra absorve o exsudato prendendo na sua estrutura as bactérias nele contidas. Também se conforma com o formato da ferida, promovendo um meio gelatinoso, similar a uma placa de hidrogel que, acredita-se, facilitar a reparação. Sua alta capacidade de absorção diminui as trocas, reduzindo custos com o tratamento e deixando a ferida seguir seu curso sem frequentes interrupções do processo de reparo. A apresentação com a prata executa seu papel bactericida na própria cobertura.

A apresentação de hidrocolóide em placa, composta externamente por filme ou espuma de poliuretano atua como uma barreira física impermeável aos líquidos, gases, vapores e microorganismos. Esse isolamento do ar atmosférico mantém a temperatura em torno de 37ºC, ideal para o crescimento celular, e provoca hipóxia no leito da ferida, estimulando a angiogênese e, adversamente a hipergranulação.

Os hidrocolóides em placas possuem também materiais adesivos sensíveis à pressão, cuja adesão inicial é maior que algumas fitas adesivas. Depois da aplicação, a absorção do vapor d’água transepidérmico modifica essa aderência aumentando-a mais ainda no decorrer do seu uso. Essa aderência não ocorre no leito da ferida devido à absorção do exsudato e consequente formação de gel.

Ao indicar-se as placas adesivas de hidrocolóide seleciona-se um tamanho de tal maneira que seja deixada uma margem de segurança de 1 a 2 cm para promover uma boa aderência na pele íntegra. O mesmo princípio deve ser considerado na utilização da fibra, pois na medida em que o exsudato é absorvido ela encolhe.

As placas adesivas podem ser classificadas como coberturas primárias (contato direto com o leito) ou secundárias (colocada acima da primária). As demais apresentações são todas primárias, necessitando sempre de uma cobertura secundária.

Comercializados em vários tamanhos, formatos e espessuras, as apresentações em placa adesivas e em fibra podem ser recortadas. Mas placas quando cortadas podem necessitar de ajuste com outra tecnologia como filmes de poliuretano ou fitas adesivas.

Os curativos de hidrocolóides podem permanecer na ferida até sete dias ou até quando houver sinais de saturação, mas sua permanência está intimamente relacionada ao volume de exsudato presente na ferida e a apresentação. Quando os curativos não são trocados a intervalos apropriados, pode ocorrer maceração da pele peri-ferida, exceção se faz a apresentação em fibra, que possui absorção vertical, como referido anteriormente.

Com relação à contra-indicação, os curativos de hidrocoloides placas adesivas convencionais (sem adição substância para controle microbiano) não devem ser aplicados em feridas infectadas, especialmente por anaeróbios, por favorecerem um meio ideal para a proliferação de microorganismos. Além disso, devem ser evitados por pessoas alérgicas aos componentes do produto. Ressalta-se que na presença de infecção sejam usadas as apresentações com presença de antimicrobiano.

As barreiras para uso nos dispositivos são feitos de hidrocoloides também. Aliás, é daí que tudo nasceu e foi derivado para as lesões de pele aguda e crônica.

Hidrocoloides podem ser usados até em recém-nascidos pré-termo. As apresentações extrafinas são bem adotadas para proteção em áreas de fixação de tubos, cateteres etc.

Existem muitas marcas no mundo e no Brasil que possuem essa tecnologia. Tornou-se muito comum.

Espero que você aprecie.


Dra Beatriz Farias Alves Yamada

Enfermeira (graduada em 1989) Estomaterapeuta e Dermatológica
Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEUSP
Pós-graduada em Aromaterapia
Pós-graduanda em Ozonioterapia
Escritora, palestrante, professora
Empresária, proprietária das empresas byCorpus e IBYamada

 

Corra na A ÁREA DE CURSOS
Invista em seu conhecimento

 

_________________________

Referências Consultadas

Moderno dicionário da língua portuguesa [on line]. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda; 2007. Disponível em <http://michaelis.uol.com.br> em 07 de dezembro de 2007.

Borges EL, Saar SRC, Magalhães MBB, Gomes FSL, Lima VLAN. Feridas: como tratar. Belo Horizonte: Coopmed; 2008.

Dealey C. Cuidando de feridas: um guia para as enfermeiras. São Paulo: Atheneu Editora; 2001.

Bryant RA. Acute and chronic wounds: nursing management. 2nd ed. St Louis: Mosby; 2000.

Silva AA. Carboximetilcelulose. [on line] Apresenta ficha técnica do produto. São Paulo: Minérios Ouro Branco Ltda. Produtos Químicos; 2004. Disponível em: <http://www.ourobranco.com.br/produto.php?id=35&&lingua=pt> em 07 de dezembro de 2007.

Plury Química. Carboximetilcelulose. [on line] Apresenta ficha técnica do produto. São Paulo: Plury Química Ltda. Área alimentícia; 2006. Disponível em: <http://www.pluryquimica.com.br/pdf/Carboximetilcelulose%20-%20CMC%205000.pdf> em 07 de dezembro de 2007.

Bajay HM, Jorge SA, Dantas SRPE. Curativos e coberturas para o tratamento de feridas. In: Jorge SA, Dantas SRPE. Abordagem multiprofissional do tratamento de feridas. 1ª ed. São Paulo: Atheneu; 2003. p. 81-99.

Worley CA. So, what do I put on this wound? Making sense of the wound dressing puzzle: part II. Dermatol Nurs 2005; 17(3):204-5.

La página de Bedri. Pectina. [on line] Apresenta o que é pectina, seus tipos e efeitos. Principado das Astúrias: La pagina de Bedri. Libreta de apuntes; [s.d.]. Disponível em: <http://www.bedri.es/Libreta_de_apuntes/P/PE/Pectina.htm> em 07 de dezembro de 2007.

[seminário on line]. Rio Grande do Sul: UFRGS; [s.d.]. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/Alimentus/ped/seminarios/geleificantes.doc> em 04 de dezembro de 2007.

Obs: no material original contribuíram comigo as enfermeiras: Cláudia Cristine de Souza Gonçalves ; Maria Gabriela Secco Cavicchioli; Kelly Cristina Strazzieri Pulido; Rosangela Aparecida de Oliveira; Suely Rodrigues Thuler.
Acréscimos foram realizados nesse conteúdo atual.

Você sabia que eu criei a byCorpus, uma marca de produtos de Higiene e Hidratação da Pele?

Desde 2005, criamos uma empresa, com mais três sócios, de comercialização de produtos para atender público da minha especialidade, a estomaterapia. Por isso, a razão social foi batizada como Estomatech – tecnologia em estomaterapia ao seu alcance. De lá para cá muita coisa já mudou, inclusive o nome.

A razão social Estomatech foi mudada para byCorpus Com e Serv Ltda, para assumir o nome do produto. Embora o foco seja nossa própria marca, a byCorpus, a Estomatech se mantém como um dos nomes fantasias, sendo uma área de negócios dentro da empresa, especialmente para área de podologia/podiatria.

Mas o que quero falar aqui é da criação do meu produto, chamado byCorpus, que nasceu sete anos depois.

Então vamos lá contar história.

Um dia, resolvi que eu precisa ter um produto próprio. Como estava com mais tendências para a prevenção, e atuante na
área de podiatria tanto na clínica, quanto no ensino, me debrucei a estudar tudo que era preciso para criar um hidratante de A a Z que fosse ótimo para pessoas com diabetes. Nesse tempo de estudo, fui descobrindo coisas ótimas e foi uma grande realização.

Como já era pesquisadora, desde 2001, achei que era melhor saber o que as pessoas desejavam. Assim, criei uma pesquisa de campo e fui pedindo para pessoas da população geral, meus clientes e colegas enfermeiros responderem. Foi interessante o ‘conflito’ entre o desejo dos pacientes/população e dos enfermeiros. Fui criando certo consenso, na medida que a produto saindo do papel para bancada.

Uns anos se passaram entre a ideia e a chegada do produto na empresa. Foi uma super emoção, quando julho de 2012 chegou o primeiro lote para ser comercializado. Pouco tempo depois foram feitos os sabonetes.

Tive todo cuidado para fazer produtos que respeitassem à fisiologia da pele e que fossem seguros e eficazes. Para atestar a segurança, várias pesquisas foram feitas, e felizmente deu tudo certo.

Já são quase 11 anos que a byCorpus está ajudando cuidar bem da pele de milhares de brasileiros.

O sabonete da byCorpus tem sido adotado por várias enfermeiras para higiene de lesões de pele de difícil cicatrização. O resultado é surpreende. Sabe o porquê? Microrganismos da flora da pele gostam de meio com pH neutro para alcalino, condição ótima para o crescimento deles. Feridas crônicas são polimicrobianas e “um campo de guerra”. Para fazer delas “um jardim florido” é preciso muita atenção nesse requisito básico: a higiene com pH acidificado.

Quer assistir uma aula da Enfa Maria Oliveira sobre isso? Clique aqui
Abaixo um parecer dela também.

PARECER TÉCNICO DO SABONTE byCORPUS

Declaro para os devidos fins que o sabonete líquido byCorpus exerce sua proposta de limpeza, removendo toda sujidade e mantendo a pele com hidratação e conforto. Além disso, reduz o nível de contaminação da pele, ao dificultar o crescimento de microrganismos locais, em função do sabonete ter um pH levemente acidificado, muito importante para equilíbrio do manto.
Portanto, firmo opinião técnica no sentido de constatar que o sabonete líquido byCorpus vai além do conforto e hidratação ao paciente, pelos seguintes aspectos:

1. Sua composição, com substâncias naturais e emolientes, permite ser usado em todo tipo de pele fragilizada ou vulnerável, como: gestantes, recém-nato termo e pré-termo e idosos.

2. Há benefícios do uso do sabonete líquido byCorpus aos acamados com comorbidades que refletem na pele o desequilíbrio da homeostase.

3. O referido produto, também atende a critérios como o de respeitar o pH fisiológico, os testes dermatológicos, oftálmicos e os devidos registros da Anvisa e a não inclusão de parabenos.

Sendo, então, o meu parecer técnico profissional favorável ao uso do sabonete líquido para higiene corporal, para pele peri estomias e também para pele fragilizada, apresentando lesões, como: skin tears, queimaduras, abrasões e, inclusive, as feridas crônicas estagnadas.

Maria Madalena Jorge de Oliveira do Amaral – COREN-RJ 214808-8
Enfermeira dermatológica, atua em assistência ambulatorial e domiciliária
Proprietária da Empresa Regênese.

Campos dos Goytacazes – RJ, 08/03/2023.

OBS: autorizo o uso deste documento em favor da empresa byCorpus para fins de divulgação a outros profissionais e redes sociais.

PERSONA BRILHANTE: rede nacional de empreendedores

“Uma andorinha sozinha não faz verão”.


Sim, não faz mesmo porque ela não dará conta de voar. Um grupo de andorinhas revezam-se para poupar energia e chegarem juntas ao destino.

No universo humano menos ainda fazer algo sozinho, porque dependemos de uma cadeia de serviços para realizar qualquer atividade.

Nessa pandemia, muitos sofreram grande impacto econômico, emocional e de outras esferas. A resultante disso ainda não temos como medir, mas sabemos que o mundo não será o mesmo.

Em tempos de crise valem muito a velhas frases: “união faz a força” – “vamos dar as mãos” – “juntos somos mais fortes” e tantas outras de efeito mental. Vale muito a criatividade. Todavia, a ação e a proatividade valem muito mais. Nada de cruzar os braços, pois é preciso arregaçar as mangas e ir em frente.

Pensado em tudo isso, duas “Almas Empreendedoras” uniram-se novamente. Já tivemos muitas experiências exitosas juntas. Uma delas foi darmos à SOBEST grande visibilidade nacional e internacional, uma sede, uma revista, um caixa com fluxo adequado, entre tantas conquistas em grupo.

Sim, nesses meus anos presidindo essa entidade, a SOBEST, fora do rol dos membros, Luciene Marinho foi uma das minhas grandes parceiras. Tínhamos uma paixão muito grande por tudo aquilo. Aprendemos demais, inclusive o que não mais fazer.

Há outra pessoa que jamais esquecerei, Luis Carlos Rufo (in memoriam). Luis era uma fonte de inspiração.
Rufo nos nominava como personas. “Você é uma persona”. De verdade eu era tímida demais para assimilar isso. Luciene era mais tímida que eu, gostava dos bastidores. E nessa, deixamos lá pela gaveta esse título que nos foi outorgado pelo amigo.

Luciene e Rufo foram meus parceiros concomitantes, e cada um com uma atividade distinta. Darei uma pausa no que eu estava escrevendo sobre o “Persona Brilhante” para poder registrar um pouco sobre a história do Rufo. Continue lendo pois mais a frente você entenderá a minha razão.

Um pouco sobre o Rufo

Rufo era jornalista e artista plástico. Uma pessoa erudita, gostava de comer doce bicho de pé, era intrigante e também temperamental. Tínhamos nossos “pegas” comuns de trabalho. Como bom artista, não gostava de ter sua arte “modificada”. E como uma tomadora de serviços, queria dar meus pitacos. “Rufo, eu sou a presidente”. Não tenho como não sorrir ao me lembrar disso nesse momento, porque na verdade tínhamos nossas semelhanças. Ele logo aprendeu que tinha que trazer vários modelos de artes e capas, uns feios no meio do belo. Pois me apresentando os feios primeiro, ele sabia que o que ele realmente queria apresentar, era aquele que iria chamar meus olhos e do nosso grupo. Garoto esperto.

O mais das vezes, nossa convivência era maravilhosa. E eu amava ir ao atelier dele papear assuntos da vida, era meio filósofo. Infelizmente, esse amigo morreu muito cedo, o câncer o levou em 23/03/2010. E na fase em que estava doente, tive a honra de ser sua estomaterapeuta. Ele que tanto fez pela estomaterapia, esse o mínimo por ele. Foi tão generoso, que numa das vezes aceitou até as alunas da estomaterapia da EEUSP, que estavam fazendo estágio na época em minha clínica, cuidarem junto comigo. Tempos depois, debilitou-se demais, e pude ir atendê-lo em casa, já emagrecido, gravemente enfermo, com muita dor, com lesões por pressão no corpo. Diante disso, levei-lhe um colchão de dry floation, isso foi suficiente para melhorar demais sua dor. Não esqueço disso: “dormiu horas a fio”, me relatou sua esposa depois. Muito querido, ainda nos deu mudas de plantas, num momento quando fui lá com outras amigas significativas para ele. Pouco tempo depois, ele faleceu. Eu estava em viagem, não pude ir vê-lo e dizer adeus. Mas pude tê-lo em vida por muitos momentos, isso está gravado no meu coração e também da Luciene Marinho.

Voltando ao Persona Brilhante

Bem, agora que você já entendeu o meu amor fraterno pelo Rufo, essa paixão também está no coração da minha parceira nesse negócio, Luciene Marinho. Ela também cultiva uma linda história de amizade por ele. E ele é um elo entre nós, e será um óleo essencial de limão siciliano misturado com alecrim. Não havia melhor pessoa para eu convidar a ser parceira nesse projeto, que inicialmente iria se chamar Mente Brilhante. Um pouco de toró de ideias, mudamos para Persona Brilhante e instantaneamente deu liga, por sentimos a mesma emoção. E essa emoção nos levou a novos engramas, nosso amigo Rufo.


Pois bem, usando nossos talentos como empreendedoras, queremos realizar uma rede de empreendedores brilhantes. E brilhantes para nós têm um sentido especial. Não estamos falando exatamente de ganhos financeiros. Estamos falando daquelas personalidades que sabem transformar sua realidade de modo criativo e leal.

Luciene tem outra grande paixão e parceiro de empreendimentos que nos deixou recentemente, Marcelo Chanes, um enfermeiro brilhante. Ele também será mais um elo nessa nessa rede que está se formando nesse país, num momento onde tivemos nossas personalidades marcadas por um vírus impostor.

Foto para marcar a história. A esquerda, Luciene Marinho. A Direita, Beatriz Yamada

Trazendo Rufo para essa história, pelo amor que desenvolvemos por ele, criamos essa identidade Persona Brilhante – no dia 27 de setembro, por vota das 19h, sentadas num restaurante do shopping Continental – assumimos no auge de nossa maturidade àquela sincera percepção de nosso amigo de que somos personas. Para marcar nosso acordo, fizemos essa foto do jeito que estávamos, cara limpa.

Nosso sonho nesse projeto? Ajudar na visibilidade de outras personalidades brilhantes.

Com muito gosto.

Quem sou eu?

Sou Beatriz Farias Alves Yamada, CEO do Instituto Beatriz Yamada e byCorpus (enfermeira, psicóloga e Coach. Mãe, mulher, empresária, escritora, professora, líder de opinião. Sonhadora e realizadora…)

Realizando uma aliança empresarial com quem?

Luciene Marinho, CEO da Expansão Eventos (Administradora de Empresas, Empresária, idealizadora, mega otimista, criativa, influenciadora, realizadora…)


Acompanhe nosso perfil no instragram: https://www.instagram.com/personabrilhante/

Junte-se a nós.