Óleos essenciais da mulher serena: série I

Estreando as sinergia da mulher serena, um programa para ajudar mulheres a minorar sintomas de ansiedade com uso de recursos da natureza.

A mulher serena nasceu no contexto da pandemia. Nos rendeu Instagram, capítulo de livro, artigo científico e uma pós-graduação em aromaterapia na saúde.

Depois do percurso de maior aprendizado, escolhi o mês de outubro para elaborar as minhas sinergias cheias de afeto e alegria. Estou muito feliz!

Por que outubro? Por ser o rosa, um momento que muito se fala de mulheres, e, também, para levar ao levar ao Congresso Brasileiro de Estomaterapia, em Natal, um encontro de enfermeiras Estomaterapeutas, enfermeiros também, claro. Mas a maioria é….MULHER.

Eu quero muito que minhas colegas enfermeiras tenham muita serenidade, pois a vida de enfermeiras é estressante e geradora de ansiedade.

Então, vamos lá apresentar a minhas duas sinergias. Já digo que ganhei meu dia. Ao contar meu projeto à minha querida professora de química dos óleos essenciais (Adriana Nunes), da pós em aromaterapia, somente de citar o nome dos óleos, ela me disse:

“pelos óleos essenciais que tu mencionastes, deve ser um aroma maravilhoso e um produto em si muito bom”.

 

Então, para você que quer saber mais sobre esse cheiro maravilhoso, seguem os óleos que escolhi. Tudo com capricho e valor.
Selecionei óleos de extrema pureza, carreados em óleo virgem de semente de uva, e deixe as duas.

 

Sinergia Calm: um blend para acalmar e relaxar a mente. Possui aroma agradável e marcante.

Composta por seis óleos especiais: Limão (Citrus aurantifolia); Hortelã-pimenta (Mentha piperita); Manjerona (Origanum Majorana); Ylang Ylang (Cananga odorata); Cedro (Juniperus virginiana) e Vetiver (Vetineria zizanoides)

 

Sinergia Ativa: um blend para ficar calma, serena e produtiva. Especialmente indicado para usar durante as horas de atividade laboral ou para estudar. Esta sinergia foi composta quatro óleos deliciosos. Composta por quatro óleos: Limão (Citrus aurantifolia); Palmarosa (Cymbopogon Martinii); Manjerona (Origanum Majorana); Vetiver (Vetineria zizanoides)

Validade desse série limitada: usar até sete meses a contar de 17 de outubro de 2023.

Essa foi um série bem limitada. Porém, aguarde as próximas.

Um super cheiro,

Dra Beatriz F A Yamada
Aromaterapeuta
Graduada em enfermagem e psicologia
Terapeuta winnicottiana

Treinamento de Enfermeiros em Podiatria Clínica: meu legado 17 anos depois

Há 17 anos tenho me empenhado em treinar enfermeiras e enfermeiros para atuarem nos cuidados com os pés. Sempre, propositalmente, realizando cursos com grupos pequenos para poder ser de fato um hands on. Desse modo, eles voltam para suas cidades em condições de realizar o fundamental para a prevenção de lesões em pessoas com diabetes mellitus: a podoprofilaxia. E muito mais…

Parece que foi ontem que tudo começou, mas estamos completando 17 anos de ensino livre nesta área no mês de maio de 2022. De lá para cá, foram 225 enfermeiros capacitados. Muitos deles estão empreendendo. Certamente, alguns não evoluíram como empreendedores. Alguns foram muito além e se tornaram novas referências na área.

 

Quero aproveitar que estamos em maio, celebrando a Semana de Enfermagem virtualmente, e deixar algumas notas por aqui, dando uma de Florence. Registrar a história é uma linda maneira de vermos como tudo aconteceu, nos inspirar, nos orgulhar e continuar fazendo cada vez mais para o bem comum.

Em 2018, fiz um conferência e deixei publicada sobre a podiatria aqui mesmo nesse blog. Não quero repetir os conteúdo anteriores. Por isso, quero lhe sugerir depois ler mais um pouco (clicar aqui.)

Os primórdios

O primeiro curso, visando os cuidados dos pés, foi realizado de modo extensivo de 15 de maio a 18 de setembro de 2005. Foi um pioneirismo na época, e foi uma iniciativa feita em parceria com a colega Suely Thuler. Temos essa história conjunta.

Na primeira turma, realizamos um curso de 90 h/aula, em São Paulo e Americana, com ênfase em tratamento de pessoas com diabetes, demos o nome de “Pé diabético”: prevenção e tratamento de complicações. Um nome que certamente não usaria mais. Mas à época, foi o melhor que demos. Não queríamos chamar de podologia, e o termo podiatria ainda não estava sendo usado no contexto da enfermagem em nosso meio.

Nessa versão, demos muitos assuntos, mas o foco era a podoprofilaxia aplicada às pessoas com diabetes. Nesse curso, eu fui aluna e professora. Aluna na parte específica dos pés e professora da parte de feridas e outros assuntos. A Suely, que já tinha habilidades em podoprofilaxia, fez a parte teórica e prática dessa área. A soma de nossas expertises deu um bom fruto. E a turma era brilhante, a quase totalidade era de estomaterapeutas. Assim, nesse mesmo curso eu obtive a minha capacitação em podiatria.

Foi uma ótima experiência, treinamos dezessete enfermeiros. Alguns ainda permanecem, como é caso da Enfermeira Merian Santos, minha irmã, que na época trabalhava comigo na minha clínica.

No ano seguinte, realizamos mais uma turma, e vimos que era possível diminuir a carga horária, pois eles já tinham muito do conhecimento adquirido da pós-graduação em estomaterapia. A partir dessas duas experiências, cada uma de nós partiu para carreira solo. A Suely, em Americana e eu, aqui em São Paulo.

A minha continuidade

Seguindo no meu propósito, criei um novo programa de treinamento, com ênfase na prática clínica, para complementar a formação dos enfermeiros estomaterapeutas. Gradualmente, enfermeiros especialistas em dermatologia e uns raros generalista passaram a ter interesse também em fazer a formação.

Tudo acontecia dentro de minha própria clínica para no máximo 3 pessoas. Fiz esse projeto com a participação da Enfermeira Merian na parte prática. Quando conseguimos uma possibilidade de fazer estágio fora, passamos ampliar o número de vagas.

Marco de crescimento

Ao longo do tempo, fui fazendo sempre mudanças até chegar a um modelo ajustado ao empreendedorismo na área.

Partindo de 2005 até aqui (maio de 2022), já foram 53 turmas treinadas, e a de turma 54 será em julho. Tenho a grata satisfação de ter saído de meu centro de estudos 225 enfermeira(o)s capacitados para exercer a podiatria clínica com muita propriedade.

De maio de 2016 para cá, passei a realizar essa atividade sozinha e já treinei 148 enfermeiros. Nitidamente, os enfermeiros passaram a ter interesse pela área para somar as atividades que já realizavam ou iniciar um projeto específico na área – especialmente para os que não eram ainda especialistas.

 

Com a minha formação em psicologia e coaching, criei um programa diferenciado com inclusão da autoavaliação usando ferramentas de coaching. Isso ajuda enfermeiro a conhecer melhor suas habilidades para empreender. Empreender é uma das tônicas do meu curso.

 

Desde 2016, o curso são de cinco (5) dias para o encontro presencial. Isso se fez necessário para incluir a mentoria para empreender e o treinamento clínico com voluntários em três dias.

A parte teórica, realizada por vídeos, é gratuita. O curso atual conta com 220h/aula, sendo dessas 160 teóricas. E o aluno que faz toda a parte teórica, damos um certificado de aperfeiçoado, em função da carga horária. Alguns chamariam isso de habilitação, mas ainda seguimos as recomendações da SOBENDE quanto as cargas horárias para cursos livres.

No nome do curso, incluímos o laser/led (fotomobiomodulação, terapia fotodinâmica e ILIB) ao que fizer a atividade completa – com prova comprobatória.

Para a carga horária ser a de aperfeiçoamento, também, é preciso que sejam enviadas as sínteses de todas as aulas em vídeos. Isso é uma forma de comprovar que assistiram. Aos que não fazem essa atividade (raros), recebem o certificado do curso pago, ou seja, a capacitação presencial.

O curso é mais que um curso

O enfermeiro que ingressa no meu curso, se tiver empenho em estudar todo o material dado, recebe uma excelente formação técnica-científica, de desenvolvimento profissional, empreendedorismo. Além disso, ao me conhecer pessoalmente e ter uma vivência intensiva comigo, que já carrego uma longa jornada em atividade empreendedora, clínica e de ensino, ele irá aprender ouvindo muitas histórias de sucessos ou fracassos.

Os enfermeiros levam consigo mais que uma formação, não há como não ter uma mexida na mentalidade que os ajudam em sua transformação, com raríssimas exceções. A maioria que vem já sabe o que quer. Eles vêm porque querem fazer um serviço para si mesmos ou para as instituições onde atuam. Rasas são as exceções daqueles que não conseguem caminhar no empreendedorismo por questões que passam pelo pessoal ou por mudanças de objetivos.

Esse é um curso ideal para os Enfermeiros que estão bem determinados em seguir carreira na área podiátrica. Claro que que tudo é aprendizado, porém o propósito do curso é que os enfermeiros possam caminhar para uma vida autônoma, total ou parcialmente.

Ao longo desses anos, tenho visto muitos deles fazendo lindo trabalho e os acompanho no Instagram. Alguns vivem com exclusividade de seu trabalho clínico na área. Outros fazem da podiatria mais um serviço. E quero deixar o depoimento de alguns deles aqui.

Minha missão: ajudar pessoas com diabetes a não sofrerem amputação de seus pés. Por isso, eu me empenho a ampliar esse propósito pela educação profissional.
Quer se juntar a mim nessa missão? Então, faça também da PoditriCare seu propósito

_______________

Depoimentos

Enfa Angélica Faria – Criou a Curapés, em Santos (SP)
Fez seu curso em 2016, atende em consultório

“A Podiatria Clínica entrou na minha vida quando eu quis voltar para a assistência de Enfermagem, pois passei um longo período me dedicando à área acadêmica e aos meus dois filhos que eram pequenos. Realizei, em 2016, a minha capacitação em Podiatria Clínica com a Dra. Beatriz Yamada e logo abri o meu consultório de Enfermagem Podiátrica. A minha trajetória foi construída na minha busca em aprofundar os meus conhecimentos nessa área para me tornar uma referência, e a Dra. Beatriz teve muita importância para eu conseguir alcançar o que almejava. A capacitação em Podiatria Clínica me possibilitou exercer a enfermagem com excelência e autonomia”. ‘O que mais marcou-me foi que, na época seu consultório estava em reforma, e isso poderia ser um impedimento para você ministrar o curso. Mas você se reorganizou, foi em frente e ministrou o curso. E aquela velha máxima valeu: “quem quer faz, quem não quer arruma desculpas. Então, essa é a diferença, essa linha é que define os vencedores dos que vão ficar para trás”

Gratidão Dra. Beatriz Yamada!
Diretora Clínica da Curapés – Enfermagem Podiátrica.

_______________

Enfa Rayane Monteiro – Bonito (PE)
Fez seu curso em 2021, está desenvolvendo atividade em domicílio.

“Quando aconteceu a oportunidade de realizar o curso de aperfeiçoamento em Podiatria Clínica, não imaginava o leque de aprendizado que essa viagem me proporcionaria. Além de conhecer grandes histórias, o ensinamento foi singular para cada aluno. Sabe aquela aula de pegar na mão? Não tem como dar errado. O mais impactante foi imaginar o Instituto uma sala de aula e me deparar com um lugar mágico e aconchegante. Após o curso, tive oportunidade de acrescentar valor ao trabalho que realizo na minha cidade Bonito em Pernambuco. Passei a observar melhor cada pé”.

_______________

Enfa Suelen Santos – Bonito (PE)
Fez seu curso em 2021, está desenvolvendo atividade em domicílio.

“O curso de aperfeiçoamento em podiatria clínica já era algo que queria fazer a algum tempo. Então ,chegou a oportunidade. Nesse curso, aprendi muito mais coisas do que na minha pós. Isso acrescentou muito no serviço que realizamos aos pacientes. A importância de se ter um olhar diferenciado quanto as pessoas com Diabetes mellitus. E hoje meus paciente só têm a ganhar, pois eles têm uma enfermeira qualificado para resolver os problemas que ali apresentar. Só tenho a agradecer a você por tanto ensinamento”.

_______________

“Sou Clovis Rodrigues, 39 anos, estou como enfermeiro atuando na área da Podiatria Clínica, moro no Rio de Janeiro – Duque de Caxias. No dia 30/09/2019 cheguei em Butantã – São Paulo sem saber o que era Podiatria Clínica e nem professora Beatriz Yamada, mas como uma esperança de buscar novo horizonte na enfermagem. No início do curso acreditava ser a melhor coisa que tinha feito, e admirado com tanta inteligência da professora Beatriz Yamada. Mas confesso que ainda no mesmo dia tudo que eu tinha sentido anteriormente em relação em a melhor coisa que tinha feito, estava indo por agua abaixo”.

“Por que? A professora Beatriz começou a falar dos matérias que eu teria que comprar, e só Deus sabia como foi para eu está lá naquele momento. Só para ter uma noção: eu peguei cartão emprestado para comparar passagem de ônibus; minha hospedagem foi em host compartilhado e pouco recurso financeiro para passar os dias do curso. Rsrs”

“Deus sabe de todas coisas. A professora Beatriz Yamada em um momento do curso disponibilizou todos os matérias necessários, aonde falou que podíamos pegar o que nós quiséssemos e pagaríamos conforme nossas decisões. A partir deste momento voltei ter esperança, e só precisava aprender as técnicas e absorver todos conhecimento que foi compartilhado. Foram dias intensos de treinamento, muitos aprendizados, tudo valeu apena. Quando cheguei no de Rio de Janeiro já tinha o que era necessário para começar a construir meu futuro”.

“Sempre digo, tem um profissional antes de Beatriz Yamada e outro profissional após Beatriz Yamada. Preciso falar se valeu apena? “