E chegou a XXXVIII turma de podiatria do IBYamada

De hoje, dia 30 de setembro, a 4 de outubro, estaremos treinando intensamente novas enfermeiras para empreender em podiatria clínica. Isso é muito bom. Cada dia vejo mais colegas interessados nessa área tão necessária para cuidar de pessoas com diabetes Mellitus, especialmente àquelas com mais complicações em seus pés decorrentes dessa doença. Nosso curso têm ênfase para cuidar dessa população alvo e os idosos. Contudo, em hipótese alguma é restrita aos mesmos. Ao se aperfeiçoar em cuidar de pés mais complexos todos os demais se tornam ‘muito fáceis’.

Desde 2005, temos nos dedicado nessa causa por saber a sua real importância. A podiatria no contexto da enfermagem brasileira não se restringe a podoprofilaxia de lesões nos pés de diabéticos. Entretanto, tais cuidados já fazem total diferença na saúde dos pés de todos essas pessoas que vão às clínicas dos enfermeiros. O foco de nossa clínica sempre foram os diabéticos, porém cada dia mais temos atendido pessoas jovens com onicomisoses para tratamento com laser, um dos principais serviços do nosso instituto.

As enfermeiras que fazem curso conosco recebem um treinamento muito além do técnico. É uma experiência singular pessoal e profissional. Assim, quero dar boas vindas as colegas e apresentá-las conforme elas desejam ser.


Denize Moreira Gomes – Residente em Araguaina(TO). Enfermeira, graduada pela UFPA,com algumas especializações, entre elas Educação em saúde, grupalidade, terapia intensiva e controle de infecção nos serviços de saúde. Funcionária estaduale atua no serviço de estomaterapia. Experiência em docência, busca agregar a sua atividade profissional uma nova experiência: empreender em podiatria.

O que diz Denize: “Fazer um aperfeiçoamento em Podiatria possibilita uma atividade autônoma, diferencial no atendimento de enfermagem, otimiza a terapêutica oferecida e favorece ofertar ferramenta de cuidados por meio de ações educativas e preventivas à população de idosos com doenças crônicas degenerativas como o diabético.”

Fernanda de Moraes – Reside em Ijui (RS). Enfermeira, graduada na UNIJUI, em 2012, com especialização em Estomaterapia pela UNISINOS, em 2015.

Fernanda diz: “A Estomaterapia já é uma especialidade que nos proporciona maior autonomia que as demais, o objetivo de fazer o curso de podiatria é o de qualificar a assistência na área das feridas com o uso do laser, e principalmente a possibilidade de empreender na podiatria. Hoje, trabalho na secretaria de saúde do município, e atendo principalmente estomizados. Tenho intenção de realizar trabalhar em consultório com as outras atividades”.

Hévyllin Rodrigues – Uberaba MG. Enfermeira, graduada pela UFTM, em 2017. Pós-graduanda em enfermagem dermatológica.

Hévyllin declara: “Prestei serviços para uma empresa de atendimentos domiciliares e dei aula no SENCA para o curso técnico de enfermagem. Recentemente tive que sair desses empregos pois vou mudar para o interior de SP. Quero trabalhar com feridas que é o que gosto, e estou em busca de aperfeiçoamento para empreender na enfermagem”.

 

Muito bem-vindas. E que esse curso seja um passo firme para a conquista dos sonhos de vocês em empreenderem.

Beatriz Yamada

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *