World Diabetes Day – Nurses make the diference

Dia 14 de novembro foi definido como o Dia Mundial do Diabetes. E esse ano é muito especial pois tem como tema o enfermeiro e o diabetes.

O enfermeiro entra em cena como um ator que faz a diferença ao ajudar pessoas a alcançarem ótimos níveis de saúde.

Educação é um forte trabalho os enfermeiros que atuam na área. Contudo, sua ações vão muito além disso. Há muitos enfermeiros que cuidam/tratam de pés de pessoas com diabetes, eu sou uma dessas profissionais. Com esse trabalho ajudam a prevenir complicações severas, como as amputações,

Sim, um pequeno trauma, causado por calos, calosidades, fissuras, corte inadequado das unhas, micoses, entre outros, é a porta de entrada para úlceras crônicas, infecções, osteomielite e amputações, que podem ser parciais ou até o pé completo.


“A cada 20 segundos um diabético perde o pé”, assim diz a  International Working Group on the Diabetic Foot.

Every 20 seconds somewhere in the world someone loses a leg due to the complications of diabetes. At this moment, millions of people with diabetes suffer from poorly healing foot ulcers. These people can be helped when a multidisciplinary foot team shares common goals and follows evidence-based care.

Isso chega a ser sinistro. Parece inverdade, mas não é. É constatação da realidade vivida por essas pessoas pelo mundo. Todavia, a boa notícia é que: essa realidade pode ser mudada com enfermeiros engajados com a PodiatriCare – uma missão de cuidados.

Há anos temos tratado esse tema como uma real missão. Não apenas como ideologia, mas como um trabalho concreto de treinamento de enfermeiros para a prática clínica de cuidados podais com ênfase para pessoas com diabetes. Nossa missão: diminuir essa estatística desoladora. E sei que isso é possível porque os enfermeiros fazem a diferença ao pegar literalmente nos pés das pessoas com diabetes.

Show enfermeiros! Sigamos.
Dra Beatriz Farias Alves Yamada (PhD, MS, ET)
COREN-SP 49.517


Tradução de informações do site Word Diabetes Day


O Dia Mundial do Diabetes (WDD) foi criado, em 1991, pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta as crescentes preocupações quanto ao diabetes.

O DWW tornou-se um dia oficial das Nações Unidas, em 2006, com a aprovação da Resolução 61/225 dessa mesma entidade. É marcado todos os anos em 14 de novembro, em homenagem ao aniversário de Frederick Banting, que descobriu a insulina junto com Charles Best, em 1922.

A WDD é a maior campanha de conscientização sobre diabetes do mundo, atingindo uma audiência global de mais de um bilhão de pessoas em mais de 160 países. A campanha chama a atenção para questões de suma importância para o mundo da diabetes e afim de mantê-la firmemente nos holofotes públicos e políticos.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes pretende ser:

  • Uma plataforma para promover os esforços de luta do IDF ao longo do ano.
  • Visa promover a importância de se tomar ações para enfrentar o diabetes como uma questão crítica de saúde global.
  • A campanha é representada por um logotipo – círculo azul – que foi adotado em 2007, após a aprovação da Resolução das Nações Unidas sobre diabetes, e significa a unidade da comunidade global de diabetes em resposta à epidemia de diabetes.

Todos os anos, a campanha do WDD tem como foco um tema que dura um ou mais anos. O tema s 2020 é: “A Enfermeira (o) e Diabetes”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *