Nem tudo que parece é – o enigma da brincadeira da foto.
Fiz essa foto esses dias, e como seu contorno estava muito interessante, resolvi lançar uma brincadeira nas redes sociais (Facebook e Instagram) durante o carnaval, com uma pergunta: O que você está vendo aqui? A resposta era deixada nos comentários, e aquele(s) que acertasse(m), mediante a realidade e minha percepção inicial, participaria do sorteio de produtos da by Corpus.
As respostas foram inúmeras, divertidas e interessantes. Divertidas, porque acabei dando muitas risadas. Interessantes, porque mostra a singularidade do ser humano com sua percepção. O mesmo fenômeno pode ser interpretado de diferente modos. As vezes isso causa até problemas interpessoais, e se tratando de numa fotografia vista de modo virtual, mais riscos se corre, pois, fotografia em si, já nos dá possibilidade de viajar, e quando ambíguas ou pouco definidas nos deixam com a imaginação mais ativa – pela falta de estruturação da imagens.
Um lugar bom de treinar a percepção é a natureza, pois nos possibilita viajar e fantasiar. Quem nunca olhou para nuvens e encontrou formas de várias coisas? Figuras humanas, animais e objetos são facilmente percebidos por qualquer pessoa. Eu ainda curto fazer esse exercício quando olho para o céu, especialmente no banco do carona nas estradas.
Diz-se que Leonardo da Vinci gostava se fazer isso com seus alunos. Eles deveriam olhar manchas em muros e dizer o que percebiam. Rorschach foi além, criou umas pranchas com tintas e dela saiu uma prova de análise da personalidade. Ao olhar as pranchas, pela percepção e projeções, vê-se figuras inclusive em movimento. De cada mancha pode aparecer inúmeras figuras, e muitas delas são consideradas vulgares, ou seja, é vista por muitas pessoas. Na nossa brincadeira de carnaval, a figura mais percebida foi uma “bota”. E essa também foi a primeira imagem formada em meu cérebro quando a vi no chão da garagem do meu domicílio, e por isso tirei a foto para deixar em meu acervo pessoal de podiatria, pois uma bota como essas dá um grande trabalho para cuidados das onicomicose.
Para não ficar tão informal, deixe-me colocar um pouquinho de teoria. O que vem a ser percepção? “Conjunto de funções psicológicas que permitem ao organismo adquirir informações quanto ao estado e às mudanças de seu ambiente graças à ação de sentidos localizados em órgãos especializados, como a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato”, além da sensibilidade proprioceptiva e interoceptiva”. A percepção é complexa e unifica uma multiplicidade de sensações”1. É preciso usar os sentidos para perceber algo, e em nossa brincadeira, o sentido usado foi a visão, e ainda vista de modo virtual, embora com possibilidade de ampliar o campo de visão proporcionado pelas ferramenta usadas.
Para perceber, “o ser humano precisa associar as informações sensoriais à memória, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento”, envolve processos complexos ligados à memória, à cognição e ao comportamento2
Por esses conceitos, verifica-se que é um tema bem complexo. Cada um com suas experiências de vida e arsenal de memória produz sua interpretação de modo mais objetivo ou subjetivo. Viva a singularidade.
Vamos às respostas deixadas pelas pessoas que se motivaram a brincar. Apenas copiei e colei as do Facebook, e as do Instagram tive que digitar. Os dados foram coletados até ontem (5/3/19). Não há identificação das pessoas aqui, mas seus nomes já estão presentes nas redes sociais.
A colocação aqui não visa qualquer interpretação, pois está fora de contexto de análise. Apenas desejamos ser transparentes com a brincadeira, visto que envolve um sorteio.
– Sinal da pele.
– Reflexo da lua
– Poça de água no chão, refletindo à luz da lua.✳️
– Um buraco que permite ver o céu, vejo a lua e as estrelas..
A foto foi tirada no chão da garagem, onde havia uma poça de água que criou uma imagem com contornos definidos a semelhança de uma bota (foi a minha percepção). O ponto brilhante é reflexo da luz.
Diante das múltiplas respostas dadas, várias pessoas também tiveram a impressão que era uma bota. Aquelas que estão com esse símbolo (✳️) foram as que perceberam algum conteúdo do tema; as com ✳️✳️ ou ✳️✳️✳️ incluíram mais dados. Contudo a resposta que mais aproximou realidade, conhecida apenas por mim, foi essa:
“Parece um chão de cimento com um buraco desgastado que ficou em formato de uma
bota com água que dá para ver o reflexo da lua ou algum tipo de luz…”.
Por isso, ganhou esse símbolo🎯. E é essa a pessoa que ganhará um kit de produtos da by Corpus (1 sabonete íntimo e um creme para as pés e mãos).
E agradeço as pessoas que participaram.
Dra Beatriz F Alves Yamada – PhD
Psicóloga – Coach – Enfermeira ET
Fontes de consulta
1. Galimberti U. Dicionário de psicologia. Edições Loyola, 2010.
2. Lent R. Cem bilhões de neurônios? Conceito fundamentais de Neurociência. Atheneu, 2010. Pág. 613.