Nem tudo que parece é – o enigma da brincadeira da foto.
Fiz essa foto esses dias, e como seu contorno estava muito interessante, resolvi lançar uma brincadeira nas redes sociais (Facebook e Instagram) durante o carnaval, com uma pergunta: O que você está vendo aqui? A resposta era deixada nos comentários, e aquele(s) que acertasse(m), mediante a realidade e minha percepção inicial, participaria do sorteio de produtos da by Corpus.
As respostas foram inúmeras, divertidas e interessantes. Divertidas, porque acabei dando muitas risadas. Interessantes, porque mostra a singularidade do ser humano com sua percepção. O mesmo fenômeno pode ser interpretado de diferente modos. As vezes isso causa até problemas interpessoais, e se tratando de numa fotografia vista de modo virtual, mais riscos se corre, pois, fotografia em si, já nos dá possibilidade de viajar, e quando ambíguas ou pouco definidas nos deixam com a imaginação mais ativa – pela falta de estruturação da imagens.
Um lugar bom de treinar a percepção é a natureza, pois nos possibilita viajar e fantasiar. Quem nunca olhou para nuvens e encontrou formas de várias coisas? Figuras humanas, animais e objetos são facilmente percebidos por qualquer pessoa. Eu ainda curto fazer esse exercício quando olho para o céu, especialmente no banco do carona nas estradas.
Diz-se que Leonardo da Vinci gostava se fazer isso com seus alunos. Eles deveriam olhar manchas em muros e dizer o que percebiam. Rorschach foi além, criou umas pranchas com tintas e dela saiu uma prova de análise da personalidade. Ao olhar as pranchas, pela percepção e projeções, vê-se figuras inclusive em movimento. De cada mancha pode aparecer inúmeras figuras, e muitas delas são consideradas vulgares, ou seja, é vista por muitas pessoas. Na nossa brincadeira de carnaval, a figura mais percebida foi uma “bota”. E essa também foi a primeira imagem formada em meu cérebro quando a vi no chão da garagem do meu domicílio, e por isso tirei a foto para deixar em meu acervo pessoal de podiatria, pois uma bota como essas dá um grande trabalho para cuidados das onicomicose.
Para não ficar tão informal, deixe-me colocar um pouquinho de teoria. O que vem a ser percepção? “Conjunto de funções psicológicas que permitem ao organismo adquirir informações quanto ao estado e às mudanças de seu ambiente graças à ação de sentidos localizados em órgãos especializados, como a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato”, além da sensibilidade proprioceptiva e interoceptiva”. A percepção é complexa e unifica uma multiplicidade de sensações”1. É preciso usar os sentidos para perceber algo, e em nossa brincadeira, o sentido usado foi a visão, e ainda vista de modo virtual, embora com possibilidade de ampliar o campo de visão proporcionado pelas ferramenta usadas.
Para perceber, “o ser humano precisa associar as informações sensoriais à memória, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento”, envolve processos complexos ligados à memória, à cognição e ao comportamento2
Por esses conceitos, verifica-se que é um tema bem complexo. Cada um com suas experiências de vida e arsenal de memória produz sua interpretação de modo mais objetivo ou subjetivo. Viva a singularidade.
Vamos às respostas deixadas pelas pessoas que se motivaram a brincar. Apenas copiei e colei as do Facebook, e as do Instagram tive que digitar. Os dados foram coletados até ontem (5/3/19). Não há identificação das pessoas aqui, mas seus nomes já estão presentes nas redes sociais.
A colocação aqui não visa qualquer interpretação, pois está fora de contexto de análise. Apenas desejamos ser transparentes com a brincadeira, visto que envolve um sorteio.
– Sinal da pele.
– Reflexo da lua
– Poça de água no chão, refletindo à luz da lua.✳️
– Um buraco que permite ver o céu, vejo a lua e as estrelas..
A foto foi tirada no chão da garagem, onde havia uma poça de água que criou uma imagem com contornos definidos a semelhança de uma bota (foi a minha percepção). O ponto brilhante é reflexo da luz.
Diante das múltiplas respostas dadas, várias pessoas também tiveram a impressão que era uma bota. Aquelas que estão com esse símbolo (✳️) foram as que perceberam algum conteúdo do tema; as com ✳️✳️ ou ✳️✳️✳️ incluíram mais dados. Contudo a resposta que mais aproximou realidade, conhecida apenas por mim, foi essa:
“Parece um chão de cimento com um buraco desgastado que ficou em formato de uma
bota com água que dá para ver o reflexo da lua ou algum tipo de luz…”.
Por isso, ganhou esse símbolo🎯. E é essa a pessoa que ganhará um kit de produtos da by Corpus (1 sabonete íntimo e um creme para as pés e mãos).
E agradeço as pessoas que participaram.
Dra Beatriz F Alves Yamada – PhD
Psicóloga – Coach – Enfermeira ET
Fontes de consulta
1. Galimberti U. Dicionário de psicologia. Edições Loyola, 2010.
2. Lent R. Cem bilhões de neurônios? Conceito fundamentais de Neurociência. Atheneu, 2010. Pág. 613.
Oi Beatriz, nossa nem imagina que eu iria ganhar! Realmente segui minha intuição pois quando criança e até hj eu tenho essa mania de olhar manchas, pinturas, desenhos sem nexo e fico imaginando o que poderia ser. Bom, segue meu endereço.
Rua: Raimunda Gonzaga de Souza 60 Bairro: Mangabeira II João Pessoa PB CEP: 58057-090
Obrigada Allana,
Bom saber que você está apreciando.
Preciso escrever mais. Amo escrever.