Eureka!! Como retirar azul de metileno da unha

O azul de metileno ou de tuluidina são fotosensibilzadores que usamos para realizar a terapia fodinâmica para tratamento da onicomicose.

A combinação dessa substância com a luz do laser ou led produz a reação necessária para matar pouco a pouco os fungos das unhas e pele.

O inconveniente, até então, é que as unhas ficam manchadas com azul e esteticamente ruim para algumas pessoas, sejam jovens ou idosas.

Semana passada, atendi uma cliente nova que já tinha usado a terapia anteriormente em outro local. E ela me deu uma notícia que foi a novidade para mim: conseguia tirar tudo com limão. E isso já foi informação passada para ela. Veja o poder da história oral.

Me disse que usava o limão a noite para evitar queimar a pele com exposição solar, devido ao sumo que poderia tocar a pele. Achei MARAVIGOLD!!

Pensando no assunto, sabendo que limão é ácido, resolvi experimentar o que eu tinha no consultório: ácido acético branco de maçã. Eurekaaaa! A coisa funcinou!! Contei a novidade para algumas colegas e deu certo mesmo. Eba, reunindo evidências. Testei o limão depois, e não vi nenhuma diferença entre ambos na remoção do azul. Entre um e outro, optarei pelo o velho e bom ácido acético pois ficará mais prático para uso tanto no consultório quanto em domicílio.

O que aprendemos, devemos compartilhar. Assim, lá vai minha técnica.

Ao concluir a TFD:

  • pegar algodão ou gaze e embeber com ácido acético puro, o branco de maçã;
  • deixar essa gaze um pouquinho de tempo sobre unha, e depois esfregar até remover o máximo possível;
  • Colocar nos sulcos da unha algodão úmido com a substância e usar o bustiri nuclear para ajudar a esfregar (cuidado se estiver cortante, os meus os deixo cegos) ou um palito de dentes (com cuidado para não ferir)
  • repitir quantas vezes precisar (geralmente duas ou três);
  • aplicar água para remover o vinagre da pele;
  • secar tudo;
  • orientar para aplicar um fitoterápico na unha para potencializar o tratamento em casa.

Sobre os fitoterápicos: as opções vão da solução de vinagre, vinagre com alho à óleos essenciais, entre outras alternativas. Depende também das circunstâncias. Eu faço um mix de cuidados domésticos, que são parte de nosso protocolo institucional.

A respeito do óleo, atualmente, retornei ao óleo essencial de melaleuca porque encontrei um que de fato é essencial, com selo de garantia de pureza. A melaleuca é antifúngica, e tem mais um tanto de outros efeitos terapêuticos. Mas, é preciso ser de fato pura. Em nosso meio há muita mistura. Um dica é ver o preço do produto. Mais do que isso é ver o selo de autenticidade, ex. o CPTG (Certificado de Pureza Testada e Garantida) ou outro que comprove pureza (solicite onde irá comprar).

E para terminar o cuidado, deixar o pé hidratado no capricho. Um carinho em dose dupla. E nessa caso, um ótimo creme hidratante. Eu uso da minha própria marca, a by Corpus.

Essa limpeza com ácido acético fica muito boa, sai basicamente tudo. Em alguns é possível sair tudo. Mas se a unha estiver muito porosa o azul penetra mais e fica lá uma macha azuladinha. Aos que se importam com isso, orientar que repita em casa novamente que vai saindo.

Gostou da dica? Eu amei. Que tal compartilhar com os profissionais que realizam TFD?

Eu testei desse modo, faça novas descobertas e nos conte.

Vamos matar esse funguetes!

abs,

Dra Beatriz F Alves Yamada – PhD, ET
Proprietária do IBYamada

 

Obs. A fotos estão publicadas com autorização dos clientes para divulgação pelo IBYamada, Não deverão ser utilizadas sem prévio consentimento.

22 respostas
  1. Vera lucia cera cusatis says:

    Amei, realmente vinagre tira manchas de varias superfícies e limpa o local aplico diluído com banho de imersão nos pés é maravilhoso para retirar o excesso de queratina plantar

    Responder
    • Beatriz Yamada says:

      Verdade Vera, o bom e velho vinagre. Também uso para higiene dos pés. Não tem chulé que sobreviva. Isso mostra a importância do pH ácido para o cuidado da pele.
      Vamos inventar mais coisas? Bom dia para você. E grata por seu comentário. abs

      Responder
  2. Lani says:

    Sofro com fungos a anos não conseguir resultados por favor me ajuda pesquisei e vi q as cabines q manicures usam pra fazer unha em gel pode fazer esse tratamento,pois são led.Queria muito q vc me ajudares dizendo o tempo q posso deixar a unha dentro da cabine e quantas vezes na semana,(o fungo do pé tem 10 anos e os da mão 4,e se alastrou pra todos os meus dedos da mão)

    Responder
    • Lorena says:

      Olá Lani, tenho usado a maleleuca pura foi uma indicação de uma amiga, acredite tem funcionado. O procedimento que fiz foi o seguinte cortei o máximo que conseguir da unha com fungos (e fui aparando conforme foi crescendo) e todos os dias passo o óleo de maleleuca, a unha vem crescendo restaurada, e já não vejo a parte afetada pelos fungos, mas ainda sigo o tratamento pois tem cerca de 1 mês que iniciei o uso desse óleo. Não faço o uso de nenhum esmalte para não atrasar o processo.

      Responder
      • Beatriz Yamada says:

        Evitamos usar óleos essenciais puros. A própria planta faz isso quando precisa se tratar.
        A orientação é que sigamos a inteligência da planta para evitar efeitos adversos.
        Abs

        Responder
  3. Ana Sofia Dantas Gonçalves says:

    Grande Professora Beatriz, você sempre nos salvando! Vim aqui exatamente buscar essa resposta. E achei! Thanks a lot! Hug! oxoxox

    Responder
  4. Andreia says:

    Eu ainda nao tenho o laser posso usar a cabine de lad ou a lanterna de led que as manicures usam para fazer as unhas ?

    Responder
  5. Adriana Monteiro says:

    o que posso fazer para fazer minha unha colocar na realidade não sei se é por fungo ou psioriase preciso fazer colar aguardo uma dica

    Responder
    • Beatriz Yamada says:

      Bom dia,
      seja um ou outro necessita tratamento. Primeiro passo, sugiro consultar um médico dermatologista
      para definir seu diagnóstico. E eles também já lhe indicam tratamento e orientação.
      At.t

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *