A Revista Estima e Eu – Memórias
“Um parabéns atrasado”…
Essa foi uma mensagem que deixei dia 16/06/18, um dia depois de um aniversário, na minha página do facebook.
O atraso também se deu pela confusão de datas, um certo esquecimento. Justificamos com as tantas ocupações e informações que nos cercam, que muita coisa nos foge das mãos, especialmente quando aquilo está fora de nosso foco.
Estava envolvida com a celebração da Semana de Pelle Sana (10 a 16 de junho), e dia 16 lembrei-me, de súbito, do aniversário da Revista Estima. Por um momento achava que era dia 16. Mas já estava atrasada. Antes tarde que mais tarde, e não fui a única.
Embora essa mensagem esteja na minha fan page do Facebook, quero deixar a mesma aqui, para ficar nas memórias de meu próprio blog, porque essa é uma parte da história da minha vida como estomaterapeuta. Tenho uma tendência a esquecer os fatos. Esse blog foi minha estratégia para registro de minha história profissional, escrita por mim mesma. Quanto a estima, já meio atrasada. Mas, vamos lá. Isso me servirá de fotografia.
Com relação a SOBEST, me dediquei a essa associação de modo muito intenso por cerca de 11 anos. Desses, sete como presidente. Minhas duas gestões foram repletas de muitas conquistas para essa entidade, não apenas pelo meu empenho “quase obstinado”, mas porque foi uma fase onde pude encontrar muitos eus, ou seja, pessoas como eu, que tinham desejo e paixão em cooperar com o desenvolvimento da especialidade.
Ontem, fui dar uma entrevista para a jornalista da SOBEST, Fernanda, para falar sobre a Revista Estima. Fui me lembrando de muitas coisas que já estavam em uma memória do passado. Mas, memória é feita de engramas, basta um fio para ir retornando. Vamos esperar por Fernanda, pois não quero estragar a matéria dela. Deixa eu apenas repetir o que estava no facebook com mais alguns enfeites. E acrescentar essas duas fotos históricas que faziam parte de um painel em meu consultório.
Festa de Lançamento da Revista Estima da SOBEST, durante o I Simpósio Brasileiro de Estomaterapia
15/06/2003. Decoração de Luciene Marinho.
Mesa de abertura do Simpósio de Lançamento da Revista, quando também ocorreu a primeira certificação TiSOBEST. Da esquerda para a direita: Vera Gouveia, Euridea Castro, Angela Bocara, Beatriz Yamada, Isabel Umbelina e Noemi Rogenski. A mesa foi compostas pelas presidentes da SOBEST (Beatriz e Noemi) e as coordenadoras dos três únicos cursos de especialização da época, que tiveram principal incumbência entregar os certificados aos titulados.
Isso foi tudo realmente lindo!
Vamos aos finalmente.
Parabéns para você, nesta data querida….
Quero deixar parabéns para minha segunda filha legítima. Pensada e gestada em 2002, preparada para nascer com muita festa, num grande evento para recebe-la, no dia 15 de junho de 2003. Essa é uma filha que teve mais duas mães legítimas: Leila Blanes e Noemi Rogenski.
Seu nome e todas suas roupas foram dadas pelo Pai: Luiz Carlos Rufo (falecido em 23.03.2010), um artista plástico fenomenal. Que saudade de você. Não tinha o direito de morrer. Você foi meu forte braço direito no projeto de comunicação que encomendamos de suas mãos. Nos deu tudo: nova logomarca, site, novas cores, logomarcas para tantas outras coisas e um boneco da Estima.
A vida é cheia de encontros e surpresas. Quem diria que em seu leito de dor, eu seria a sua estomaterapeuta. Que honra foi a minha, poder usar meu saber aliviar com os cuidados o seu intenso sofrimento e agonia, mas sem perder a serenidade e o sorriso. Por sua causa causa até criamos as mosqueteiras, que depois viraram as mirras.
Estima, você também teve uma fada madrinha, meu braço esquerdo: Luciene Marinho – Lu, seu sorriso de alegria com essa sobrinha era contagiante. Sem você e sua parceria a minha vida como presidente teria sido muito mais complexa.
Não posso esquecer de suas jornalistas: Keila e Viviane, responsáveis pela primeira e e algumas outras edições.
Você também teve muitas tias e padrinhos. Muitos auxiliadores e apoiadores.
Deu muito trabalho, mas o amor por você era tão grande e o desejo de a ver crescer era maior ainda, que tudo bem gastar muitas pestanas para lhe criar.
Foram muitas horas de dedicação de suas mães. Valeu a pena. Você cresceu menina.
Passada a primeira infância, depois de um período de treinamento, a deixamos nas mãos de uma mãe substituta: Vera Gouveia. A partir daí, outras mães dedicadas criaram a menina: Angela Bocara, Gisele Azevedo, Ciliana Antero.
E agora, aos 15 anos de idade, encontrou um pai muito afetivo: Juliano Teixeira. Que bênção foi essa, bem na sua adolescência ter encontrado um pai adotivo que é legítimo. Eu lhe ofereço esse pai porque ele lhe viu nascer e foi contagiado por sua existência. Quem diria que um dia receberia esse título. Coisas de destino? Nem creio em destino, mas alguma costura da vida feita pelo Divino.
Parabéns ESTIMA.
Você cresceu, e está agora uma linda adolescente, com grande personalidade e um exemplo de caráter aos 15 anos de idade.
Espero ver sua maior idade, sem jamais esquecer seus primeiros passos. Sempre desejando que você voe cada vez mais alto.
Acordando da digressão, quero dar parabéns a toda família Sobestiana por esse patrimônio cultural de muito valor.
Minha estima e afeição. E agradecida por ter acreditado que um sonho é possível de se tornar realidade se houver empenho dos sonhadores.
Beatriz F Alves Yamada
Editora Fundadora da Revista Estima. Com: Leila Blanes e Noemi Rogenski.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!