Nosso Centro de Estudos foi um tributo à admirável Norma Gill

O Centro de Estudos Norma Gill, um serviço da empresa Enfmedic Saúde, foi fundado no ano 2000 visando promover cursos, palestras e pesquisas. Ao longo desse tempo, vem promovendo atividades que colaboraram e continuam colaborando com o aprimoramento de centenas de profissionais e estudantes interessados nos temas úteis para a prática clínica da estomaterapia, entre estes: desbridamento de feridas; podiatria; laser de baixa intensidade e diferentes temáticas no universo dos cuidados especializados com feridas cutâneas e a pele.

Atualmente, nossa ênfase tem sido no curso de capacitação em podiatria clínica, já em sua XXXI edição, bem como a fotobiomodulação com laser e led, fundamental para a prática em podiatria clínica.

Depois que terminar de ler esse texto, clique no link pra conhecer nossos cursos: Cursos IBYamada

Em breve essa nomeação do nosso centro como ‘Norma Gill’ ficará na história da nossa empresa, devido termos assumido uma nova identidade. Todavia, como se aproxima o dia que Norma nasceu, não posso deixar passar em branco um tributo pessoal a essa super mulher, falecida em 25 de outubro de 1998.

Uma breve história de Norma

Norma Gill nasceu dia 26 de junho de 1920, nos Estados Unidos da América, sendo  quase impossível esquecer a data do nascimento dela, pois coincide com uma data especial para mim, meu casamento. Assim, sem qualquer planejamento, nossas vidas se cruzaram e  eu me indentifiquei profundamente com a causa que ela militava e, por isso, me elegi sua discípula. Mas, para que ela fosse lembrada sempre, em minha gestão como presidente da SOBEST, criamos a Semana Nacional de Estomaterapia nos dias 25 a 31 de outubro. Pela impossibilidade de ajustar pelo nascimento,  fizemos pela data de seu falecimento. Já o dia 31, foi em homenagem ao aniversário de outra pessoa precussora da educação em estomaterapia  no Brasil, a profa Vera Santos (EEUSP). Digamos que foi a feliz coincidência poder homenagear duas pessoas importantes na minha vida, a mentora de todos os ETs do mundo (Norma) e a minha mentora no Brasil (Vera). Então, a semana poderia ser chamada de Norma-Vera.

Norma Gill  foi a precursora da estomaterapia mundial.  Uma vibrante mulher, com capacidade ímpar de impressionar, criar e dividir. Sua visão, muito além do seu tempo, possibilitou a criação da estomaterapia, uma especialidade fenomenal e encantadora, assim vista por aqueles que fazem parte dela, presente em todos os continentes, muito embora não esteja em todos os países.

Um vislumbre sobre a estomaterapia

O surgimento da especialidade naturalmente exigiu a criação de entidades que a representasse. Internacionalmente,  há o World Council of Enterostomal Therapist – WCET, fundado em 1978, e, nacionalmente, a Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST, fundada em 1992. Ambas militam com muito ardor e amor, vislumbrando o crescimento da especialidade de maneira sólida e ética.

No Brasil, a educação em estomaterapia tem crescido gradualmente desde sua implantação formal, em 1990, na Escola de Enfermagem da USP, envolvendo desde sua fundação as áreas de estomias, feridas, incontinências e outros temas. Nos dias atuais, existem vários cursos de especializações, localizados em estados das regiões sudeste, sul, nordeste e norte (vide escolas no site), e que, certamente, ainda são insuficientes para atender a demanda que o país possui. Contudo, similarmente a reparação tecidual, cuja proliferação celular é feita de forma temporal e organizada, a construção da especialidade deve ser pautada nos mesmos critérios. Devagar que tenho pressa.

Um pouca da minha contribuição na especialização em estomaterapia

Ao longo de minha vida profissional em estomaterapia (desde 1998), segui nos passos de Norma Gill, que almejava que todas as pessoas com estomias, feridas e incontinências pudessem ser assisitidas por um profissional estomaterapeuta. Mas,  para queb isro seja alcançado precisaria investirmento em educação lato senso. Assim, não medi esforço para fazer disso um ideal a ser vivido e espalhado pelo país. Esse dever  me impulsionou a ir ao amazonas fundar, juntamente com a colega Selma Perdomo, o I curso de especalização em estomaterapia (2008) no norte do Brasil, no qual ezessete alunos foram formados.

Atualmente o curso é coordenado por um ex aluno (Nilson Bezerra), que agora é professor na mesma universidade (Universidade do Estado do Amazonas).  Sementes plantadas, frutos colhidos.

Meu tributo final

Assim, depois desse reviver histórico,  é com muita gratidão que deixo meu tributo, outra vez, a esse ser especial – que nunca tive o privilégio de conhecer pessoalmente –  que por identificação pude incorporar seus sonhos como meus sonhos.

Mais uma vez deixo escrito: Rest in Peace, Norma. Seus discípulos estão semeando e colhendo muitos frutos. Cada vez mais há pessoas envolvidas com essa área, que podemos muito bem chamar de: um caso pessoal de paixão.

Se você gostou dessa história, não deixe de compartilhar. Ainda é uma área que precisa ser promovida pelo bem daqueles que necessitam de cuidados devido a  estomias, feridas ou incontinências.

Deixem também seu comentário.

Dra Bratriz F Alves Yamada -PhD, MSN
Estomaterapeuta, Psicoterapeuta

4 respostas
    • IBYamada
      IBYamada diz:

      Amada Selma, você tem parte nisso também. Obrigada pela ótima parceria ao longo do curso e a amizade que frutificou desse encontro. Permaneça! Beijos

      Responder
  1. Mariana
    Mariana diz:

    Parabéns pela maravilhosa homenagem feita para Norma Gil e por mostrar neste espaço um pouco de sua história de vida que é um exemplo para todas nós estomaterapeutas!

    Responder
    • IBYamada
      IBYamada diz:

      Obrigada Mariana.
      Feliz que você seja da nova geração envolvida com a causa.
      Tenho muita esperança em você. Bjs
      Sucesso sempre

      Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para colaborar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *