7 de abril – Dia mundial da Saúde – Parabéns aos atores da vez

Hoje, celebra-se o dia mundial da saúde.

O que desejamos nesse dia?
Com certeza toda a proteção contra a invasão do coronavírus.
Essa data ficará marcada na memória coletiva de todo o planeta terra.
Há tempos não se via algo tão avassalador e invasivo. Há tempos o mundo não funcionava com tanta urgência. Há um senso global pela busca de soluções, tratamentos e controle.
Mas já sabemos que esse vírus tem suas fragilidades, podemos prevenir com medidas de autocuidado. Cabe a cada um cuidar de si mesmo e também do semelhante.

Higiene e restrição do contato social são medidas fundamentais. Mas podemos usar os recursos naturais para deixar nosso corpo competente. O vírus terá mais facilidade de comprometer os corpos com saúde mais frágil, embora possa também fazer morada em corpus sarados. Há ainda muito a saber sobre o comportamento desse COVID-19.

Então, baseado na minha live de ontem, deixo aqui para vocês a proposta de um conceito saúde denominado NEW START, cujo autocuidado fundamenta-se em oito medidas básicas consideradas como remédios naturais. No hiperlink, você pode realizar um teste para avaliar como está sua saúde segundo essa proposta.

O que significa o new start?

N= nutrição E=Exercício W= Water (água) S=Sun (luz solar) T=Temperança A= ar R= Repouso T= Turst (confiança)

Quem são os atores principais dessa comemoração?

Voltando ao 7 de abril, com certeza os artores são todos profissionais da saúde, em especial os que estão na linha de frente. Saúde para todos eles. De modo muito especial, saúde aos profissionais de enfermagem pois são aqueles já completamente dedicados diuturnamente ao cuidado do corpo humano. Aproveito para deixar o link de um vídeo do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, publicado na ONUBr, deixando uma gratidão aos atores da vez.

Que dia 7 de abril de 2021 tenhamos muito para comemorar, incluindo o grande valor do #ficaemcasa e todo aprendizado que acumularemos nessa pandemia.

Saúde para todos!

Dra Beatriz F Alves Yamada
Enfermeira e psicóloga clínica
São Paulo, 07.04.2020

 

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *