Micose de unhas – tratamento com laser

Este texto é destinado ao público não profissional de saúde


Quero escrever sobre um problema que atendo todos os dias em meu consultório e que afeta muitas pessoas, especialmente as  idosas, as com a imunidade baixa, diabéticas, entre outras.

É aquele tipo de situação que causa chateação e comprometimento  da autoestima, pela vergonha de ter a unha escura, espessada, descolada e de aparência feia. Isso se chama na linguagem médica: ONICOMICOSE, e popularmente fungo nas unhas.

A onicomicose é uma infecção de difícil tratamento, especialmente nas unhas dos pés.

Como vivemos grande parte de nosso dia com calçados fechados, esse ambiente escuro, quentinho e úmido reúne condições facilitadoras e “aconchegantes” para o tal funguinho se desenvolver e viver. Esse ambiente, acolhedor para o fungo, dificulta os tratamentos.

Portanto, tratar fungos nas unhas exige muita paciência e persistência, porque é muito demorado para exterminá-los. Além disso, as unhas dos pés crescem mais lentamente e, por vezes, o fungo acomete toda a lâmina.

Os médicos são cautelosos em usar medicamentos via oral devido aos riscos de afetar o fígado. O uso de esmalte antifúngico é muito prescrito, mas a resposta também é difícil.

A terapia fotodinâmica (TFD) é um dos tratamentos usados sem efeitos adversos. É uma terapia que usa a luz vermelha de LASER ou LED associada a um corante, geralmente azul de metileno a 2%. Essa associação produz uma reação que é tóxica para o fungo. Todavia, é necessário que seja feita com frequência para ser mais efetiva (ideal que seja pelo menos semanalmente). É possível fazer em casa com uso de um dispositivo de LED (precisa da indicação profissional).

A TFD pode ser usada com ou sem uso de medicamentos sistêmicos. É altamente indicada quando a prescrição de medicamentos não é favorável.

Cuidados com os calçados e higiene dos pés são fundamentais para a efetividade do tratamento.

Embora esteja dando ênfase às unhas dos pés, as mãos não estão livres de serem acometidas. E o tratamento responde mais rapidamente.

Se você tem fungos nas unhas, não hesite em tratar e resgatar a saúde e a beleza de seus pés ou mãos.

Procure um enfermeiro que atue na Podiatria.

Dra. Beatriz F Alves Yamada
Enf.ª Estomaterapeuta

No nosso instituto oferecemos este tratamento, bem como curso para profissionais enfermeiros.

Agenda uma consulta!
11 3063 3774

6 respostas
  1. Eunice
    Eunice diz:

    Parabéns pelo seu trabalho gostei de mais.
    Tenho micose está no início no dedão do pé qual remédio que posso usar qual você me indica por favor ficaria muito grata!!
    Obrigada

    Responder
    • Beatriz Yamada
      Beatriz Yamada diz:

      Bom dia Eunice. Muito grata por seu comemtário. Não indicamos remédios para tratar micoses, porque essa é uma funçào médica. Lhe sugiro procurar um dermalogista. Nosso tratamento é com laser,e para isso precisa ser presencial. De qualquer modo, enquanto não vai ao médico para prescrição de remédios, veja no artigo que leu as dicas de cuidado. Um abs. Beatriz

      Responder

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para colaborar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *