Micose de unhas – tratamento com laser

Este texto é destinado ao público não profissional de saúde


Quero escrever sobre um problema que atendo todos os dias em meu consultório e que afeta muitas pessoas, especialmente as  idosas, as com a imunidade baixa, diabéticas, entre outras.

É aquele tipo de situação que causa chateação e comprometimento  da autoestima, pela vergonha de ter a unha escura, espessada, descolada e de aparência feia. Isso se chama na linguagem médica: ONICOMICOSE, e popularmente fungo nas unhas.

A onicomicose é uma infecção de difícil tratamento, especialmente nas unhas dos pés.

Como vivemos grande parte de nosso dia com calçados fechados, esse ambiente escuro, quentinho e úmido reúne condições facilitadoras e “aconchegantes” para o tal funguinho se desenvolver e viver. Esse ambiente, acolhedor para o fungo, dificulta os tratamentos.

Portanto, tratar fungos nas unhas exige muita paciência e persistência, porque é muito demorado para exterminá-los. Além disso, as unhas dos pés crescem mais lentamente e, por vezes, o fungo acomete toda a lâmina.

Os médicos são cautelosos em usar medicamentos via oral devido aos riscos de afetar o fígado. O uso de esmalte antifúngico é muito prescrito, mas a resposta também é difícil.

A terapia fotodinâmica (TFD) é um dos tratamentos usados sem efeitos adversos. É uma terapia que usa a luz vermelha de LASER ou LED associada a um corante, geralmente azul de metileno a 2%. Essa associação produz uma reação que é tóxica para o fungo. Todavia, é necessário que seja feita com frequência para ser mais efetiva (ideal que seja pelo menos semanalmente). É possível fazer em casa com uso de um dispositivo de LED (precisa da indicação profissional).

A TFD pode ser usada com ou sem uso de medicamentos sistêmicos. É altamente indicada quando a prescrição de medicamentos não é favorável.

Cuidados com os calçados e higiene dos pés são fundamentais para a efetividade do tratamento.

Embora esteja dando ênfase às unhas dos pés, as mãos não estão livres de serem acometidas. E o tratamento responde mais rapidamente.

Se você tem fungos nas unhas, não hesite em tratar e resgatar a saúde e a beleza de seus pés ou mãos.

Procure um enfermeiro que atue na Podiatria.

Dra. Beatriz F Alves Yamada
Enf.ª Estomaterapeuta

No nosso instituto oferecemos este tratamento, bem como curso para profissionais enfermeiros.

Agenda uma consulta!
11 3063 3774

4 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique à vontade para colaborar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *